Lazarus DB Faq/pt

From Lazarus wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) 日本語 (ja) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk) 中文(中国大陆)‎ (zh_CN)

Geral

Este FAQ estará direcionado para programação de banco de dados com Lazarus.

Onde eu posso encontrar mais FAQ?

Veja o website oficial www.lazarus.freepascal.org. Há outros bons FAQs. Aqui você encontrará uma cópiado FAQ do www.freepascal.org .

Onde eu posso encontrar database components?

No momento os componentes SQLdb são parte do pacote(package) Lazarus, você só precisa instalá-los. Se você verificar [$LazarusDir]/components você verá um subdiretório SQLdb. Instale o sqldblaz.lpk e você estará livre para conectar em servidores MySQL, Interbase / Firebird and Postgres. Veja aqui uma ajuda para instalar pacotes (packages).

Existem outros componentes?

Sim. O componentes ZEOS foi portado para Lazarus. Você pode fazer o download ZEOSDBO_Rework do ZEOS cvs. Veja também este tutorial sobre Zeos. Pascal Data Objects tabalha igualmente com Delphi e FPC 2.0

IB / FB

Como eu conecto de um servidor Linux para um Windows

Entrando corretamente com o caminho(path) de um banco de dados em um servidor Windows de um cliente Linux não é muito simples.

Veja se você tem instalado firebird em F:\Program Files\firebird\. O banco de dados de exemplo employee.fdb então será instalado no diretório F:\Program Files\firebird\examples\ . O endereço-IP do seu computador é 192.168.2.100.

Então entre com o seguinte nome de banco de dados

192.168.2.100:F:\Program Files\firebird\examples\employee.fdb

seu IBConnection conectará com o banco de dados solicitado.

Note que você não tem que entrar com um valor na propriedade hostname!

e você usar o componente SQLdb você precisará das bibliotecas clientes para mySQL 4.0. Com estas bibliotecas você pode conectar com servidores mySQL 3.2x e 4.x.

MySQL

Quais versões do MySQL são suportadas?

Atualmente MySQL 4.0, MySQL 4.1 e MySQL 5.0 são suportadas pelo componente SQLdb. Verifique se você está usando o componente de conexão correto para a sua versão de biblioteca cliente. Se você ten instalados as bibliotecas para MySQL 4.1 então você tem que usar o componente TMySQL41Connectio, inalterável se o servidor está executando versão 4.0 ou 5.0.

Pascal Data Objects

Há agora uma alternativa. As funções introduzidas com MySQL 4.1 e 5.0 tal como declarações preparadas, ligação, e procedure de armazenamento são suportadas pela API de banco de dados chamada Pascal Data Objects, que é inspirada em PHP Data Objects. Todo o código e documentação necessário para usar esta API está disponível no sourceforge: http://pdo.sourceforge.net. Em 30 de Janeiro de 2007, PDO adicionou drivers para Firebird 1.5 e 2.0

PostgreSQL

Você pode conectar à Bancos de Dados PostgreSQL db pelo componente TPQConnection. Este componente usa a biblioteca de conexão do PostgreSQL libpq, assim você pode facilmente conectar a quase todos os Bancos de Dados PostgreSQL, mas o componente não suporta as seguintes opções de conexão:

  • Port
  • ClientEncoding

Talvez haja outros parâmetros de conexão não-suportados.