Multiple Lazarus/pt

From Lazarus wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) polski (pl) português (pt) русский (ru)

Quem precisa e quem não precisa de vários lazarus?

Você preicsa de várias versões do lazarus ...

  • para ter algumas versões do lazarus
  • para ter um lazarus compilado com uma versão diferente do FPC

Você não precisa de várias versões ...

  • para testar seu projeto com diferentes widgetsets
  • para fazer "cross-compilação"

O diretório de configuração

Todas as opções do IDE são salvas no seu diretório de configuração. No Linux, Mac OS X e BSD o diretório de configuração padrão é ~/.lazarus.

O diretório de configuração pode ser compartilhado entre diferentes lazarus. O formato de configuração não muda com freqüência. Mas, naturalmente, é sempre uma boa idéia fazer um backup das suas configurações de tempos em tempos para o caso de você ter mudado algo misterioso e não saber o que foi.

O diretório de configuração pode ser dado via linha de comando com o parâmetro --primary-config-path. Por exemplo

 lazarus --primary-config-path=~/.lazarus2

iniciará um IDE usando ~/.lazarus2 como diretório de configuração. Dessa forma você tem um número arbitrário de diretórios de configuração e executar vários lazarus diferentes. Se você usa isso frequentemente, então um pequeno script bash pode ser criado:

 #!/bin/sh
 /caminho/para/lazarus --primary-config-path=~/.lazarus2

Os arquivos do lazarus

O Lazarus normal é só um diretório. Simplesmente copie esse diretório e obtenha um novo lazarus completo. O lazarus normal pode ser baixado como zip ou do svn. Quando você compila esse lazarus todos os arquivos serão criados em subdiretórios desse diretório.

Você não precisa usar install lazarus. Mas se você instalar o lazarus terá bons atalhos no seu desktop e alguns arquivos serão associados. Essas coisas são dependentes da plataforma e sempre tem só um lazarus instalado. Os instaladores oficiais não suportam install lazarus várias vezes. Mas você pode adicionar manualmente um lazarus depois muito facilmente.

Linux

Exemplo 1 : Um lazarus normal instalado mais uma versão svn

Baixe e instale os pacotes lazarus normalmente.

Então baixe o lazarus svn para um diretório de sua escolha, preferencialmente algum lugar no seu diretório home. Veja aqui Installing_Lazarus#Downloading_Lazarus_SVN.