Installing Lazarus/pt

From Lazarus wiki
Jump to navigationJump to search

Deutsch (de) English (en) español (es) suomi (fi) français (fr) magyar (hu) 日本語 (ja) 한국어 (ko) polski (pl) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk) Tiếng Việt (vi) 中文(中国大陆)‎ (zh_CN)

Visão Geral

Para pessoas que simplesmente querem instalar Lazarus e começar a usá-lo para programar, a maneira mais fácil é instalar uma versão recente, razoavelmente estável, de um binário (como um pacote linux ". rpm" ou um Windows ". exe"). Você pode ler as seções abaixo de linux ou Windows intitulado "binários de fpc" ou os primeiros parágrafos nas seções em instalar Lazarus em linux ou Windows; a maioria da informação restantes podem ser ignoradas seguramente.

Para os que querem participar no desenvolvimento do compilador ou da IDE, ou para quem quer ter as ferramentas com atualizações em dia, uma instalação de arquivos de fonte é necessária, e muito do resto desta informação é pertinente. Lazarus provê duas partes principais:


Lazarus provê duas partes principais:

  • LCL - Biblioteca de Componentes do Lazarus ( Lazarus Component Library )
  • IDE - ferramenta de RAD

Estes são em troca dependentes de

  • FPC - o compilador de freePascal ( freePascal compiler )
  • FCL - a Biblioteca de Componentes FreePascal Componente biblioteca (FreePascal Component Library ), contendo a maioria dos componentes de não-gráficos usado pelo Lazarus.

Requisitos de Sistema do Lazarus

  1. Compilador de FreePascal, pacotes (packages), e fontes ( sources). (*important*: of the same version/date)
  2. Uma Widget tool-kit de suporte
    Win32
    : API nativas do Win32 podem ser usadas
    Linux/xxxBSD
    GTK+ 1.2.x : A maioria distribuições de Linux e * BSDs já instalam bibliotecas GTK+ 1.2.x. Você também pode achar em http://www.gtk.org.
    Você também desejará ter gdk-pixbuf, 0.13 ou mais novo ( preferencialmente 0.18 ou mais recente), que também é achado na maioria das recentes distribuições dos últimos 2 anos. A fonte está disponível em ftp://ftp.gnome.org/pub/GNOME/sources/gdk-pixbuf/
    Mac OS X
    GTK+ 1.2.x : Você precisa das ferramentas de desenvolvedor da apple, X11 e GTK1.2. Veja abaixo como instalar o Lazarus no Mac OS X.
    GTK+ 2.x
    ADVERTÊNCIA : A interface interativa GTK2 não está totalmente implementada é só deve ser usada para testes.
    É encontrada na maioria das distribuições recentes. Peque a fonte em http://www.gtk.org.


As FAQ, perguntas mais frequentes, podem ser encontradas em http://www.lazarus.freepascal.org . Algumas respostas podem ser encontradas no arquivo local 'FAQ'.


As seções seguintes descreverão como adquirir FreePascal e como instalar Lazarus corretamente.

Instalando o Compilador Free Pascal

Há uma extensa discussão de como instalar e criar os compiladores Free Pascal disponíveis aqui http://www.stack.nl/~marcov/buildfaq.pdf - ele pode ser pouco detalhado para alguns usuários, mas ele é muito compreensível.

Lazarus requer fpc (FreePascal) versão 1.9.x e ele requer ambas as bibliotecas fpc compiladas (binárias) e os fontes fpc da mesma versão. fpc 1.0.6 é muito bugado e fpc 1.0.10 tem problemas abrindo formulários criados com fpc 1.9.x. FreePascal versão 2.0.0 foi agora lançada, e é o compilador preferido (fpc-2.0.0).

Instalando o Free Pascal no Linux

Binários FPC

O ultimo lançamento do FreePascal, versão 2.0.1, pode ser obtido do website FreePascal (http://www.freepascal.org/download.html, então escolha um mirror) ou do sourceforge (http://sourceforge.net/projects/lazarus).

Na seção de downloads do Lazarus (http://www.lazarus.freepascal.org ) você pode pegar os RPM do Free Pascal Compiler (compiler / linux) e seus pacotes. Se você não tem uma distribuição baseada em pacotes, você pode baixar e instalar tarball do http://www.freepascal.org. Se você deseja compilar os binários você mesmo, veja a seção BSD.

Instruções:

Baixe os últimos arquivos de http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_ide=89339. Um exemplo:

  • fpc-2.0.1-050923.i386.rpm
  • fpcsrc-2.0.1-050923.i386.rpm
  • lazarus-0.9.10-0.i386.rpm

e instale-o com:

  • rpm -Uvh fpc-2.0.1-050923.i386.rpm
  • rpm -Uvh fpcsrc-2.0.1-050923.i386.rpm
  • rpm -Uvh lazarus-0.9.10-0.i386.rpm

Pacotes Debian em Snapshost diários podem ser baixados de http://cYcnus.de/deb/. No momento presente este contém somente os componentes fpc compilados, mas não os fontes, o qual é necessário para a maior parte da programação Lazarus.

Fontes FPC

Juntamente com o lançamento da versão 2.0, FPC não utiliza mais CVS, tendo migrado para o Subversion (SVN). Por enquanto, ainda não existe um espelho CVS, então você deve utilizar SVN para conseguir os fontes FPC.

Download do Daily Snapshot (versão 2.1.x)

Você pode baixar os fontes da versão em desenvolvimento de hoje (2.1.x) na forma de um pacote de snapshot do repositório de fontes SVN: estes snapshots são atualizados diariamente e refletem o estado atual do repositório de fontes. Os arquivos são guardados no site que tem o arquivo SVN.

Arquivo de fontes inteiramente público da versão 2.1.x: fpc.zip (24 MB)

Download do Daily Snapshot da versão 2.0.x

Você pode baixar os fontes da versão em desenvolvimento de hoje (2.0.x) na forma de um pacote de snapshot do repositório de fontes SVN: estes snapshots são atualizados diariamente e refletem o estado atual do repositório de fontes. Os arquivos são guardados no site que tem o arquivo SVN.

Arquivo de fontes inteiramente público da versão 2.0.x: ftp://ftp.freepascal.org/pub/fpc/snapshot/v20/source/fpc.zip fpc.zip] (24 MB)

Conexão com o Source Repository com SVN (substitui a seção em conexão com o CVS)

Como alternativa pra os arquivos zip diários dos fontes do SVN, o repositório do SVN foi tornado acessível a qualquer pessoa, com acesso somente-leitura. Quer dizer que você pode ter acesso direto ao código e terá os fontes do último minuto. Este é também um método que requer menor largura de banda, uma vez que você tenha feito o primeiro download ("checkout", no jargão do SVN).

Snapshots de desenvolvimento

Como fazer isso? Você precisa ter o SVN instalado, é claro. Veja aqui as instruções sobre como fazer isso.

Mude para o diretório-pai da sua área de desenvolvimento, por exemplo:

[]$ cd /home/username/FreePascal

Para baixar o repositório inteiro de fontes, todos os módulos disponíveis publicamente, escreva:

[]$ svn checkout http://svn.freepascal.org/svn/fpc/trunk fpc

Normalmente você deveria realizar este passo só uma vez. Para atualizar os fontes que foram baixados (checkout) acima:

[]$svn update fpc
Fixes do 2.0.x

Os fixes necessitam um diretório separado, crie um diretório separado 'fixes', entre nele, e repita o seguinte comando checkout com a URL http://svn.freepascal.org/svn/fpc/branches/fixes_2_0:

[]$ cd mysvn/fixes
[]$ svn checkout http://svn.freepascal.org/svn/fpc/branches/fixes_2_0 fpc

e para alterar:

[]$ svn update fpc

As fontes de docs estão em um repositório separado, chamado fpcdocs, então, o comando para pegá-lo é

[]$ svn checkout http://svn.freepascal.org/svn/fpcdocs/trunk fpcdocs

Se você necessita ler mais sobre subversion, leia este excelente Subversion book o qual está também disponível online em diferentes formatos livremente.

Para os curiosos: Você tem somente acesso de leitura,então não tente alterar nada :-)

Para maiores informações, veja no site FreePascal

Instalando o Lazarus no Windows

Binários FPC do Windows

Sem dúvida o modo mais fácil para adquirir uma instalação funcional de Free Pascal é baixar a última liberação dos binários do Lazarus para o Windows no SourceForge - a liberação contém as versões atuais do compilador do FreePascal e as bibliotecas de FreePascal como também o lazarus IDE. Se você quer instalar direto das fontes, vá em frente e siga lendo!

Você pode adquirir o instalador zipado para o fpc 2.0.0 na seção Free Pascal em http://www.freepascal.org/download.html, e então escolha um mirror). Instalando direto das fontes - -veja a próxima seção para saber os adquirir-- não é para novatos, desde que você precisa de um compilador é um bom começo

Fontes de FPC para Windows

<<<< Veja a seção sob FPC Sources para Linux onde o uso de SVN é descrito >>>>

O modo mais fácil para adquirir fontes Free Pascal é via CVS; veja a próxima seção para saber mais disso. Você também pode baixar como um pacote todo -- veja http://www.freepascal.org/develop.html para o visão diária da árvore de liberação 2.1.x.

Fontes Windows FPC por CVS ()

Você precisará ter um cliente de CVS como TortoiseCVS ou WinCVS instalado para executar os passos abaixo. Os comandos exatos variam entre clientes de CVS; os fornecidos abaixo são para serem usados com um cliente CVS, o qual esta disponível para download aqui.

Primeiramente crie um diretório no qual você deseja colocar os fontes. Qualquer usuário normal pode fazer isso. Crie um diretório para fpc (ex: C:\Source), então faça o seguinte na linha de comando:

 C:\Source> set CVSROOT=:pserver:cvs@cvs.freepascal.org:/FPC/CVS
 C:\Source> cvs login      // o password é 'cvs' sem as aspas
 C:\source> cvs -z3 co fpc // Isto criará um fpc de diretório que pode ser usado depois no IDE.

Dica: Para baixar/atualizar as mais recentes mudanças que você simplesmente pode fazer

 C:\> cd Source\FPC
 C:\Source\FPC> cvs -z3 update -dP

Como: Escreva-me.

See: http://www.freepascal.org/down-win32.html . Você pode achar uma lista de mirrors em http://www.freepascal.org/sdown.html. Baixe o FPC como um grande arquivo, descompacte e execute o install.exe.

Estendendo sua variável de PATH ao diretório de fpc:

  • Win98: Edite autoexec.bat e adicione a linha: PATH=%PATH%;C:\pp\bin\bin\win32
  • WinXP/2k: Meu computador (clique direito) -> Propriedades -> Advanced (Page) -> Enviroment Variables -> System Variables -> Edit "PATH", Add "C:\pp\bin\bin\win32" aqui.

Reinicie o windows.

Como: Explicar como baixar as fontes fpc e contruir o compilador

Instalando o Free Pascal no BSD manualmente

Efetivamente você precisa de:

Um arquivo com todos os fontes, ou dois, FPC e Lazarus.

1. Por exemplo, para o FPC ftp://ftp.freepascal.org/fpc/dist/Linux/separate/sources.tar , preferivelmente um export, sem CVS/ dirs. O arquivo acima falha nisso.

2. Fontes SnapShot do Lazarus.

  • Qualquer starting compiler a partir da versão 1.9. Você pode verificar analisando a saída de "ppc386 -i". Se for 1.9.3 até 2.0.x está bem.
  • Pacotes dependentes: para FreeBSD são gtk12, glib12, gdk_pixbuf, make GNU, iconv e gettext

Construção do FPC:

1. Pegar: os arquivos necessários: fontes do FPC, starting compiler.

2. Extrair: de-tgz para um diretório de trabalho.

3. Construir: vá para work/fpc/ e execute:

 $MAKE all OPT='-gl'  PP=/path/to/startingcompiler-name-ppc386
(/path/to/ can be omitted when ppc386 is in the path)
($MAKE is make on linux and gmake on BSD)

4. Instalar: de novo para work/fpc, execute:

$MAKE install PP=compiler/ppc386 PREFIX=$THEPREFIX
(THEPREFIX= usually is /usr/lcoal, but e.g. on NetBSD it is /usr/pkg for ports)
Create a symlink:
  ln -s $THEPREFIX/lib/fpc/2.0.1/ppc386 $THEPREFIX/bin/ppc386
     install sourceinstall PREFIX=$THEPREFIX

5. Configurar: execute compiler/utils/samplecfg $THEPREFIX/lib/fpc/2.0.1 $ETCDIR.

6. Opcional: veja se "ppc38 -i" dá alguma saída, ou se dá algum aviso de que o usuário precisa adicionar $PREFIX/bin ao seu Path atual. Tente compilar um programa com -viwn e veja se isso dá algum erro.

Notas:

  • Se precisar das listas do pacote fpcmake, você precisa gerá-los ou supri-los você mesmo, in the port ou em um arquivo extra, faça uma instalação "falsa" de /tmp/pack e encontre os arquivos instalados pela busca de arquivos. >ll
  • $THEPREFIX e $ETCDIR devem ser configuráveis pelo usuário. Senão, instalações locais não são possíveis.
  • BSDHIER=1 em todos os comandos make força a hierarquia de convenções do BSD.

Instalando o Free Pascal em Mac OS X

Você precisa do Apple Developer tools, x11 e gtk1.2.

Baixar os pacotes e instalá-los apropriadamente pode ser uma tarefa demorada. Por isso existem vários gerenciadores de pacote. Um deles é o Fink: Baixe o Fink de http://fink.sourceforge.net/download/index.php?phpLang=en e siga as instruções de instalação.

Developer tools: são incluídos nos CDs de instalação originais do OSX, ou baixe-os em ADC (é necessário registrar-se): http://developer.apple.com/.

Apple x11: no sistema novo: escolha "Customize" na caixa de diálogo de instalação e cheque "x11".

Em um sistema já instalado: baixe http://www.apple.com/downloads/macosx/apple/x11formacosx.html

No Terminal, execute

       sudo fink install gdk-pixbuf gtk+ gtk+-data gtk+-shlibs gtk-doc gtkglarea gtk-engines

A aplicação X11 está em /Applications/Utilities/X11.


Dica: a maioria dos programas x11, inclusive o Lazarus, esperam receber foco quando o usuário clica na janela. No Mac OS X isso é desativado. Você pode ativá-lo para todos as aplicações x11 escrevendo no terminal:

       defaults write com.apple.x11 wm_click_through -bool true
Compilador Free Pascal

Baixe e instale o compilador Free Pascal (pelo menos 1.9.5 de 16 de Agosto de 2004) de https://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=89339

Quando compilar software gtk-related, você precisa adicionar duas linhas ao arquivo fpc.cfg para habilitá-los a usar as bibliotecas

-Fl/sw/lib
-Fl/usr/X11R6/lib

Para Lazarus você precisa dos fontes do FPC também (obsoleto: use o SVN): Crie um diretório em que você gostaria de pôr os fontes. Não é necessário ser root para isso, qualquer usuário normal pode fazê-lo. Primeiro crie um diretório para o FPC (e.g. /Users/username/freepascal), depois abra um terminal e faça o seguinte:

[]$ bash
[]$ export CVSROOT=:pserver:cvs@cvs.freepascal.org:/FPC/CVS
[]$ cvs login

a senha é 'cvs' sem as aspas

[]$ cvs -z3 co fpc

Isso criará um diretório chamado FPC que pode ser usado mais tarde na IDE. Dica: para baixar ou atualizar as suas modificações você pode simplesmente fazer

[]$ cd /Users/username/freepascal/fpc
[]$ cvs -z3 update -dP

Instalando o Lazarus

Instalando o Lazarus no Linux

Instalação usando RPMs

A maneira mais fácil de pegar a instalação atual do Lazarus é baixando o RPM para Free Pasca e Lazarus do repositório do SourceForge.

Você precisa baixar a versão selecionada de:

  • o compilador (por exemplo fpc-1.9.5-041207.i386.rpm)
  • os fontes da biblioteca (por exemplo fpcsrc-1.9.5-041207.i386.rpm)
  • o pacote do Lazarus (por exemplo lazarus-0.9.2.4-fpc_1.9.5_041207.i386.rpm).

Então você usa os seguintes comandos (é necessário ter privilégios de root - use su ou sudo)

rpm -Uvh fpc-1.9.5-041207.i386.rpm
rpm -Uvh fpcsrc-1.9.5-041207.i386.rpm
rpm -Uvh lazarus-0.9.2.4-fpc_1.9.5_041207.i386.rpm

Instalação pelo fonte

Se você prefere instalar pelo fonte e compilar os arquivos você mesmo, siga essas instruções.

Porque o material inteiro do Lazarus está instalado em um único diretório, desinstalar é muito fácil e você não precisa ser o root para instalar o Lazarus. Você pode pegar os arquivos tgz para FPC, fpcsrc e Lazarus nas seções de download ou pode baixá-los diretamente por SVN.

Baixando o Lazarus do SVN

O repositório do Lazarus foi movido do CVS para o SVN (Sub-versão). O SVN possibilita uma maneira fácil de atualizar os fontes simplesmente baixando as modificações. Esta é maneira recomendada e economiza bastante tempo. Uma conexão com a Internet é necessária para isso: você precisa ser o root. O Lazarus não precisa de permissão especial, nem durante a instalação nem at runtime.

Com a mudança nós também modoficamos o layout do diretório dos fontes. A diferença principal é que todos os fontes da IDE foram movidas de root para um subdiretório IDE separado. Como se pode entender, isso tem um impacto nos Makefiles, nos searchpaths, etc. Nós estamos estamos consertando algumas coisas, portanto, se alguma coisa não funcionar, nos comunique.

Agora a coisa mais importante
pegar os fontes.
 []$ svn checkout http://svn.freepascal.org/svn/lazarus/trunk/ lazarus

(ou qualquer outro diretório que você queira par pôr os fontes)

Em ocasiões subseqüentes, para atualizar simplesmente escreva

 []$ svn update lazarus

Para mais informações sobre o Subversion, veja: http://subversion.tigris.org/

Nota: o CVS ainda é acessível, mas está congelado. Isto quer dizer que nenhuma nova atualização é recebida.

Compilando e executando

Se você fez o checkout do CVS ou SVN, o passo seguinte é:

Compilar o Lazarus
[]$ cd lazarus
[]$ make  (gmake on BSD)

Se o FPC estiver instalado corretament, a compilação deve funcionar sem problemas. Se não, veja as FAQ;

Iniciar o Lazarus
[]$ ./lazarus

A IDE deve iniciar. Se você iniciar o Lazarus em um terminal, você poderá ver algumas notas sobre configurações faltando. Isso é normal na primeira vez. A IDE automaticamente procura onde o compilador Free Pascal e seus fontes estão instalados buscando nos diretórios mais comuns.

Verifique os caminhos
Use o menu da IDE para ir para
Environment -> Environment Options -> Files

O 'diretório dos fontes do FPC' deve apontar para os seus fontes do FPC. Esse diretório normalmente termina com /fpc/ ou /fpcsrc/ (por exemplo /usr/src/fpcsrc ou /home/username/freepascal/fpc) e contém diretórios como 'compiler', 'docs', 'fcl', 'rtl' e 'packages'.

A-Fazer: explicar os outros caminhos.

Dica

Para atualizar o Lazarus você pode usar

[]$ svn update lazarus

então para atualizar o caminho:

[]$ make clean all   (gmake on BSD)

Isto vai reconstruir o Lazarus e criar uma IDE sem os pacotes do Lazarus. Para vincular pacotes instalados faça antes o acima:

[]$ make idepkg

Instalando o Lazarus no Debian GNU/Linux

Existem pacotes preliminares Debian para Lazarus disponíveis para download. Leia o arquivo /usr/share/doc/lazarus/README.Debian cuidadosamente antes de começar a usá-lo. Feedback é necessário e bem-vindo; por favor envie seus comentários para Carlos Laviola <claviola@debian.org>.

Outra (mais fácil?) maneira de instalar o Lazarus no Debian

Instalação simples em Debian (supõe que é uma instalação nova do Debian, sem bibliotecas de desenvolvimento carregadas)

Do repositório no SourceForge, baixe o último FPC, FPCLIB e Lazarus; siga os links de http://lazarus.freepascal.org, clique no botão "downloads" à esquerda, depois em "binaries" e então em "Linux", depois em "Current Lazarus RPM". Isso vai trazê-lo a

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=89339

então baixe os seguintes arquivos (ou os mais recentes, se disponíveiis)

  • fpc-2.0.0-0.i586.rpm
  • fpcsrc-2.0.0-0.i386.rpm
  • lazarus-0.9.8-fpc_2.0.0_0.i386.rpm

mude para o diretório em que estes arquivos estão, torne-se root (su) e escreva:

alien fpc*     //isto vai converter FPC e FPCSRC para o formato debian 
alien laz*

e então instale os pacotes gerados (.de) fazendo (como root):

dpkg -i fpc*.deb laz*.deb

Ou use o kpackage ou um utilitáriio similar para instalar os arquivos FPC, fpcsrc e Lazarus .deb gerados.

Nota: se você não tem alien escreva:

apt-get install alien

Você precisa produzir um arquivo de configuração, que vai ficar em /etc/fpc.cfg. Ainda como root, mude para o diretório principal do Lazarus /usr/lib/fpc/2.0.0 e escreva sh ./samplecfg /usr/lib/fpc/2.0.0 /etc Verifique o conteúdo do seu novo arquivo de configuração (cat /etc/fpc.cfg) e faça as modificações quee quiser usando vi ou outro editor de text. Também tenha certeza de que não existem arquivos de configuração antigos, por exemplo, no seu diretório home (~/.fpc.cfg).

Você precisa instalar os pacotes de desenvolvimento do GTK e as bibliotecas pixbuf, assim

apt-get install libgtk2.0-dev
apt-get install libgdk-pixbuf-dev

E então você deve estar pronto para começar a programar!

Instalando o Lazarus no Mac OS X

Funciona de forma bem parecida com o Linu. Mas você precisa primeiro instalar o Apple Developer Tools e o X11.

Snapshots estão disponíveis em http://www.de.freepascal.

Se você quiser experimentar e desenvolver a interface do Carbon Widgeset, olhe em Carbon Interface.

Instalando o Lazarus no Windows

Os releases atuais dos pacotes de binários do Lazarus para Windows se instalam muito facilmente e devem funcionar 'out-of-the-box'.

É até possível instalar o pacote inteiro Lazarus/FPC em um drive USB protátil (capacidade de pelo menos 256 MB), para uso em ambientes em que você não está autorizado a instalar software na estação de trabalho Windows ou em que você não tem privilégios de administrador. Você precisa ter um pouco de cuidado ao ajustar os caminhos nas opções de ambiente e do compilador e no arquivo fpc.cfg. Pode também ser necessário guardar o diretório para teste de compilação no seu drive portátil. Para realizar tal tarefa, vide http://www.lazarus.freepascal.org/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&p=25476#25476

O pacote de binários está disponível para Linux e Windows de

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=89339

Baixe o último release (atualmente Lazarus 0.9.6-20050225-win32.exe) e carregue a aplicação. Você vai ser conduzido a uma típica instalação Windows em que o compilador FPC e as bibliotecas-fonte são instaladas na mesma estrutura de diretório do Lazarus e a IDE deve carregar e operar sem maiores problemas, desde que você tenha desinstalado alguma versão anterior do Lazarus e/ou FPC (freqüentemente encontrado no diretório c:\pp).

Você pode também pegar o Snapshot do Lazarus para Windows em: http://www.de.freepascal.org/lazarus/

Instalando dos fontes

Se você preferir instalar dos fontes, siga estas instruções (Obrigado a Joe pela descrição passo-a-passo inicial)

Você precisa baixar os fontes do Lazarus:

http://www.de.freepascal.org/lazarus/

Descompacte-o em C:\Lazarus, por exemplo. Você precisa instalar pelo menos o FPC-2.0.0, mas o snapshot FPC-2.0.1 ou 2.1.1 também é possível. Ele compila para mim, e o Lazarus.exe funciona. O caminho para o meu FPC é: c:\pp\bin\win32. Neste diretório você pode encontrar um bocado de executáveis (make, grep, ppc386, etc)

Abra uma linha de comando. Start->Run...>command ou escolha o ícone do DOS.

Escreva:

cd c:\lazarus
set path=c:\pp\bin\win32;c:\lazarus  //obviamente mude o primeiro
                                     //para o seu caminho
windres -i lazarus.rc -o lazarus.res
make

Se você for sortudo, pode escrever: Lazarus.exe. O editor de fontes, caixas de diálogo e editor de propriedades funcionam, mas não perfeitamente... Olhe e verá.

Você também pode compilar exemplos:

cd examples
make

Se você extraiu o Lazarus para outro drive, por exemplo d:\lazarus, pode acontecer que você precise do utilitário GNU para fazer isto. Se você já o tem, pode tomar o seu caminho em set path=...;<gmakepath> mas é mais simples não escolher o drive d:\.

É tudo.

Experiências adicionais e proposição para a instalação do FPC e do Lazarus

Em Linux, fazer o Lazarus funcionar pode ser complicado. Se você já instalou versões anteriores do FPC e/ou do Lazarus, precisa ter bastante cuidado para que os PATHS sejam ajustados de modo a que somente a sua nova versão seja chamada.

As armadilhas que você vai encontrar em várias tentativas com SuSE Linux incluem:

As versões RPM freqüentemente instalam o FPC em bin ou /usr/bin, com as bibliotecas em /lib ou /usr/lib.

Se você fizer uma instalação make dos fontes ou usar um .tar.gz, o compilador será normalmente instalado em /usr/local/bin com as bibliotecas em /usr/local/lib.

Assim se versões mais recentes forem instaladas do RPM, certifique-se de que todos os vínculos foram mudados para refletir a estrutura de diretórios do seu novo compilador. O lugar para fazer estas mudanças é em /etc/fpc.cfg. Certifique-se de que não existem arquivos de configuração abandonados no seu diretório home ou no seu diretório de download do FPC. Tipicamente eles estão em ~/.fpc.cfg.

Certifique-se de que os vínculos em /etc/fpc.cfg apontam para as versões corretas das suas bibliotecas (particularmente se você tiver versões antigas delas ainda prontas para ser usadas).

Em /usr/local/bin ou /usr/bin existe um arquivo chamado FPC. Este é o executável que é chamado quando você invoca o compilador. Uma das primeiras coisas que ele faz é abrir ppc386 no mesmo diretório. Este tem que ter a mesma versão do arquivo do FPC, ou pode ser um vínculo apontando para o verdadeiro ppc386 em algum outro diretório (como um dirertório de bibliotecas ou o diretório do FPC no seu próprio espaço de desenvolvimemento). Certifique-se de atualizar o seu vínculo se você intalar uma versão mais recente do compilador.

Tente executar o compilador da linha de comando usando um dos exemplos simples de programas ou um que você tenha escrito.

Mudando para o Lazarus:

Se você usa um snapshot baixado (.tar.gz) ou pega os fontes do CVS, vá para o seu diretório do Lazarus e escreva:

make
./lazarus 

e a IDE deve carregar. Pode haver uma mensagem dizendo que não pode encontrar os fontes. Neste caso, vá para o menu e selecione Environment -> Environment options e insira o nome do diretório em que você espera encontrar os arquivos do Lazarus (por exemplo, ~/FreePascal/lazarus), o seu compilador (por exemplo, /usr/local/bin/ppc386), o diretório de fontes do Free Pascal (por exemplo, /usr/local/lib/fpc/$version/fpc ou um diretório no seu próprio epaço, por exemplo, ~/FreePascal/fpc). Então feche a caixa de diálogo e comece a programar.

Você pode encontrar mais problemas quando começar a programar ou compilar. A maioria deles estará relacionada à seleção do PATH.

Muitas das dificuldades são resolvidas com as FAQ do Lazarus, encontrada nesta wiki ou em uma lista mais completa no site principal do Lazarus, http://www.lazarus.freepascal.org/modules.php?op=modload&name=FAQ&file=index

Do menu principal selecione Run -> Compiler Options (ou Project -> Compiler Options em versões mais recentes do Lazarus) e selecione a tab Paths na caixa de diálogo resultante. Existem várias caixas de texto para entrada de caminhos para arquivos de unidade, arquivos Include, outros arquivos de fontes, bibliotecas, etc. Para cada um existe um botão elipse (...) à direita, com ele você terá uma janela em branco para inserir informações de caminho e uma janela menor com sugestões. Selecione quantas quiser (ou todas) e pressione o botão Adicionar para transferir a seleção para a janela maior. Quando sua seleção estiver completa pressione OK e vá para a próxima janela. Você vai saber de outros caminhos que precisam ser seguidos, pressione o botão Browse associado com cada caixa de edição e insira os caminhos adicionais.

Quando você achar que seus caminhos estão corretos, tente compilar sua aplicação. Se houver mais erros relacionados a caminhos ('can't find unit .......') vá para trás e cheque seus caminhos, em /etc/fpc.cfg e na sua caixa de diálogo Run -> Compiler Options (ou Project -> Compiler Options, dependendo da sua versão).

Uma vez que o ambiente e os Paths estiverem corretos, é bom salvar suas configurações em um arquivo, senão você terá que refazer este processo a cada novo projeto. Na caixa de diálogo Run -> Compiler options existe um botão Carregar/Salvar. Selecione-o e salve as configurações em um arquivo de sua escolha. O meu é ~/FreePascal/default.cfg. Então a cada vez que eu iniciar um novo projeto, posso ir para Run -> Compiler Options (ou Project -> Compiler Options), selecionar Carregar/Salvar e carregar o meu arquivo default.cfg para o novo projeto. Você pode, claro, modificar as opções de cada novo projeto se quiser.

Instalando o lazarus em um Pendrive

Por favor, escrevam aqui!

Contribuições Originais e Mudanças

This page has been converted from the epikwiki version.

  • Iniciada a tradução para o português fititnt 20/11/2005
  • Initially imported and formatted. VlxAdmin 9/22/2003
  • Changed Joe's part for Windows to require fpc 1.0.10. Vincent 9/25/2003
  • Updated "What is required for lazarus". AndrewJohnson 10/1/2003
  • Finished formatted the InstallingLazarus page VlxAdmin 2/22/2004
  • Posted some notes about Installing FPC and Lazarus: mostly reflecting experiences in trying to get the PATHS right in Linux. 3/11/2004 User:Kirkpatc
  • Copied the contents of my note into the main InstallingLazarus section, edited it slightly. I don't know how to remove the original note. 3/12/2004 User:Kirkpatc
  • Removed the original note. Tidied the wiki and formatting a bit. VlxAdmin
  • Corrected a couple of typos - 3/12/2004 User:Kirkpatc
  • Added link for daily snapshot deb packages - 3/27/2004 Vincent
  • Fixed links in GettingLazarus (downloading binaries) and several other pages. 22 July 2004 User:Kirkpatc
  • Added link for lazarus deb packages - 19 August 2004 VincentSnijders
  • Added a short note on installing in Debian - 23 Nov 2004 User:Kirkpatc
  • Considerable re-write and re-organization of installation section - 11 Dec 2004 User:Kirkpatc
  • Fixed broken link - 9 Oct 2005 User:Avantman42