Install Packages/pt

From Lazarus wiki
Jump to navigationJump to search

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) magyar (hu) 日本語 (ja) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk) 中文(中国大陆)‎ (zh_CN) 中文(台灣)‎ (zh_TW)

Introdução

Devido à grande demanda, eis aqui uma primeira tentativa de um pequeno manual de instalação de pacotes. Depois da instalação do Lazarus um grande número de iniciantes gostaria de saber onde estão os componentes de banco de dados. Pode-se ver um datasource e alguns componentes data aware, mas onde estão os componentes para conectar ao servidor de banco de dados e receber dados do servidor?

Arquivos instalados com o Lazarus

No Linux o Lazarus é instalado por padrão em /usr/share/lazarus, em Windows o instalador permite ao usuário escolher onde instalar os arquivos, desde que não haja espaços no caminho do arquivo. No meu Lazarus no Windows, está instalado em G:/Lazarus. Qualquer que seja o caminho de instalação do Lazarus, vão-se encontrar ali alguns subdiretórios. Neste caso, o primeiro subdiretório em ordem alfabética é o subdiretório Components.

Como se pode ver existem alguns subdiretórios nele que se referem a bancos de dados: Interbase, mysql, a sqlite e sqldb. Os 3 primeiros contêm componentes de conexão a bancos de dados e descendentes de TDataSet para o respectivo banco de dados. O último é o sqldb, que é mais genérico pois consistem de TSQLQuery (um TDataset) e TSQLTransaction, que são usados em todos os tipos de bancos de dados e T??Connection para fazer a conexão com o banco de dados. Neste artigo nós vamos instalar o pacote sqldb, junto com a conexão para Interbase.

O porquê

Antes de instalar um pacote eu gostaria de discutir o porquê de o Lazarus não instalar componentes de conexão a bancos de dados. Componentes de conexão a bancos de dados requerem bibliotecas-cliente disponíveis no PC em que os componentes são usados. Pelo fato de que no momento o Lazarus não dá suporte a vinculação dinâmica, todas as bibliotecas precisam ser compiladas no IDE. Como não se pode esperar que todos os desenvolvedores tenham todos os bancos de dados instalados, não é possível instalar por padrão componentes de conexão a bancos de dados.

Mas no Delphi...

O Delphi também só instala componentes de bancos de dados que sejam prontamente disponíveis no computador (componentes ADO) e componentes que não precisam de bibliotecas-cliente (BDE: Paradox, DBase) para ser instalados.

Instalando

Para instalar o pacote vá a Componentes > Abrir Arquivo de Pacote (LPK). Na caixa de diálogo seguinte vá a /usr/share/lazarus/components/sqldb ou ao diretório correspondente no Windows e escolha o arquivo sqldblaz.lpk. Se tudo for bem pode-se ver o Gerenciador de Pacotes. Ele está mostrando uma treeview com os arquivos do pacote e os pacotes requeridos. Pressione Compilar se você não quiser instalar o componente no IDE ou Instalar se quiser. Depois você vai ver um aviso sobre o Lazarus suportar apenas bibliotecas estaticamente vinculadas e a pergunta se você quer reconstruir o Lazarus. Pressione Sim. O Lazarus vai ser reconstruído e, dependendo da sua configuração, reiniciado.

Algo mais?

Pode-se agora fazer o primeiro programa conectando a um servidor Interbase. Baixe estes fontes para ver um pequeno exemplo. Se tiver alguma pergunta, vá ao fórum do Lazarus.