Unit/pt

From Lazarus wiki
Revision as of 17:59, 8 January 2008 by Aliotti (talk | contribs) (New page: Uma '''unidade''' é um arquivo de código fonte (ou binário compilado do arquivo) que foi escrito usando a linguagem de programação Pascal, e...)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Uma unidade é um arquivo de código fonte (ou binário compilado do arquivo) que foi escrito usando a linguagem de programação Pascal, e que é construída para ser um simples módulo na aplicação ou um módulo de objeto.

Uma unidade pode ser usada quando certa funcionalidades são necessárias para uma aplicação ou para outras unidades, e permitindo o código que executa esta funcionalidade ser criado uma vez e usado em muitos lugares. Isto pode reduzir a possibilidade de erro e aumentar a possibilidade reuso do código.

Uma unidade pode ser usada onde um programador deseja prover certas funcionalidades para usar no programa em Pascal mas não deseja fornecer o código fonte que executa essa funcionalidade.

As unidades foram usadas também em versões antigas do Pascal quando era necessário em computadores com limitados recursos poder carregar melhor as rotinas quando necessários do que mantendo cada rotina do programa executável na memória todo o tempo.

Uma unidade que necessita acessar procedimentos e tipos de dado em outra unidade deve especificar aquelas unidades necessárias para acessar numa claúsula Uses sendo que a ligação é feita sem a necessidade de escrever um "makefile" como no C.

Uma unidade pode também ser usada para declarar uma série de global constantes ou variáveis para uso pela aplicação inteira, sem conter uma linha de código executável.


Read more