Difference between revisions of "Página principal"

From Lazarus wiki
Jump to navigationJump to search
(Created page with "{{Main Page}} =Bem-vindo à Base de Conhecimento do Lazarus e do Free Pascal= __NOTOC__ ==Sobre== O objetivo desta base de conhecimento é permitir que toda a documentação ...")
 
(Redirected page to Main Page/pt)
Line 1: Line 1:
{{Main Page}}
+
#REDIRECT [[Main_Page/pt]]
=Bem-vindo à Base de Conhecimento do Lazarus e do Free Pascal=
 
__NOTOC__
 
==Sobre==
 
 
 
O objetivo desta base de conhecimento é permitir que toda a documentação do Lazarus e do compilador Free Pascal estejam disponíveis para consultas online. Enquanto o compilador é bem documentado, a documentação do Lazarus ainda possui algumas lacunas Esta área é um "documento aberto", ou "wiki" onde qualquer um pode editar e adicionar conteúdo. A wiki agiliza as coisas, tornando possível fazer mudanças e adições apenas com um navegador.
 
 
 
Se tiver algum problema no uso deste site, por favor avise o [http://wiki.lazarus.freepascal.org/User:Vincent administrador]. Você também pode deixar uma anotação ou sugestão, em português, na página [[Site Feedback/pt | de Opinião sobre o site]]. Para tutoriais de wiki, por favor dê uma olhada  [http://www.chat11.com/30_Second_Quick_Wiki_Tutorial no Tutorial rápido] ou o [http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Tutorial  Tutorial da WikiPédia]. Aqui, uma [[Sand Box]] está disponível para praticar.
 
 
 
Relatórios de bug da IDE podem ser feitos em português pelo [http://lazarusbrasil.org.googlepages.com/home Anti-bugs Brasil]. Brasileiros, Angolanos, cabo-verdianos, goeses, macauenses, moçambicanos, portugueses, timorenses, brasileiros no exterior, quem fala português como uma segunda língua, todos são bem-vindos.
 
 
 
Se você tem algum interesse empresarial associado ao desenvolvimento do Lazarus, pode anunciar um [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Bounties/pt prêmio] para que se desenvolva determinada característica ou componente. Se quer apenas dar uma sugestão de componente ou característica, use a página [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Feature_Ideas Feature Ideas].
 
 
 
Se quiser participar do fórum, não deixe de ler [http://www.istf.com.br/?page=perguntas como fazer perguntas inteligentes]. Para criar um relatório de bug em inglês veja [http://wiki.lazarus.freepascal.org/How_do_I_create_a_bug_report/pt como criar relatórios de bug]. Para outros tópicos, veja também este [http://lazarus.codigolivre.org.br/index.php/P%C3%A1gina_principal Índice].
 
 
 
==Projeto de Documentação==
 
====Documentação do Free Pascal====
 
 
 
:A [[FPC documentation/pt|documentação para desenvolvedores do FPC]] contém a documentação disponível para desenvolvedores e outros contribuidores do compillador Free Pascal, como pessoas envolvidas em tradução de mensagens para outras línguas, uma lista de bindings de Pascal, informação organizacional, procedimento para releases do FPC, listas a-fazer, etc.
 
 
 
====Documentação do Lazarus====
 
:Toda a documentação disponível e tutoriais para a IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) do Lazarus, incluindo os manuais do compilador Free Pascal, podem ser encontrados nas páginas de [[Lazarus Documentation/pt | documentação do Lazarus]]. Consulte as [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Lazarus_Faq/pt FAQ]. Veja também a [http://lazarus-ccr.sourceforge.net/docs/lcl/  documentação da LCL], o [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Tutorial_de_LazReport  tutorial de LazReport] e o manual [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Install_Packages/pt Instalando Pacotes]. Muitas das páginas estão em permanente construção, portanto fique à vontade para adicionar as suas experiências a essas seções. Se quiser você também pode criar uma página pessoal com informações de contato.
 
 
 
====A Bíblia do Lazarus====
 
 
 
:O projeto almeja desenvolver uma documentação original em língua portuguesa, construída a partir do conhecimento de programadores e traduções da wiki. Visite a [http://lazarus.codigolivre.org.br wiki brasileira] e ajude na documentação.
 
 
 
====Fórum sobre Lazarus====
 
 
 
:Fórum em português sobre o Lazarus e Freepascal faça nos uma visita: [http://www.lazarus.freepascal.com.br www.lazarus.freepascal.com.br ] aqui o Lazarus fala português.
 
 
 
==Downloads==
 
 
 
Todos os componentes e pacotes estão disponíveis na área de arquivos do
 
[http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=92177 Lazarus Code and Component Repository] no SourceForge. O compilador Free Pascal e a versão atual de testes do Lazarus podem ser encontrados no site do [http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=89339 Lazarus no Sourceforge]. Documentação adicional para estes pacotes também pode ser encontrada na página [[Components_and_Code_examples/pt|Componentes e Exemplos de Código]] (caso o contribuidor tenha criado uma lá). O compilador e vários códigos-fonte doados podem ser encontrados no site do [http://www.freepascal.eti.br/ compilador Free Pascal] ou no site do [http://lazarus.freepascal.org Lazarus USA].
 
 
 
==Lista de E-mails==
 
Usuários novatos e veteranos estão convidados a se unir às listas de e-mails do Lazarus-CCR [http://lists.sourceforge.net/lists/listinfo/lazarus-ccr-announce anúncios] e [http://lists.sourceforge.net/lists/listinfo/lazarus-ccr-general diversos].
 
 
 
==Quem está trabalhando em quê?==
 
Se você está atualmente convertendo um componente ou biblioteca ou precisa de algo convertido por favor informe isso na página [[Current conversion projects|Projetos Atuais de Conversão]]. Verifique também os projetos em andamento no site brasileiro em [http://lazaruspascal.codigolivre.org.br/index.php?sid=bce5627d9c3a8d5e866f7a4a96d0c645  Projetos em Desenvolvimento]. Estas informações guiarão os desenvolvedores que desejam converter componentes e previnirão o esforço duplicado na conversão de um  mesmo pacote.
 
 
 
==Referências, Links e Recursos==
 
 
 
====IDE do Lazarus====
 
Novidades e informações sobre a situação da IDE do Lazarus podem ser encontrados [http://lazarus.freepascal.org aqui]. Lançamentos da IDE do Lazarus e do compilador Free Pascal podem ser baixados ali. O [http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=89339 Lazarus File Area] também tem os últimos pacotes do compilador e IDE disponíveis para download.
 
 
 
====Projetos Atuais em Lazarus====
 
Nossa lista atual de [[Projects_using_Lazarus/pt|Projetos Desenvolvidos no Lazarus]] com acesso público ao website e aos arquivos relacionados para download.
 
 
 
====Grandes Sites e Links Relacionados====
 
A nossa lista de sites relacionados ao Delphi/Kylix pode ser encontrada na página de [[Page Of Code Sites|sites de programação]]. Se você conhecer um ótimo site ainda não listado sinta-se à vontade para adicioná-lo.
 
 
 
====Ferramentas de Busca Especializadas====
 
Há algumas excelentes bases de busca e de conhecimento online que podem ser uma grande ajuda para aprender técnicas novas e resolver problemas.
 
Os associados de Tamarack operam um [http://www.tamaracka.com/search.htm site de busca rápida] especificamente para os arquivos USENET da Borland. A Mer Systems Inc. fornece uma [http://www.mers.com/searchsite.html busca similar]. Uma outra ótima fonte de informação junto com uma potencialidade do [http://www.efg2.com/Lab/search.htm sitewide] é a [http://www.efg2.com/ Earl F.Glynn's Computer Lab and Reference Library].
 
 
 
====Marketing Case Studies====
 
Uma oportunidade para usuários Lazarus de [[Marketing_Case_Studies/pt|explicar por que]] o Lazarus é a sua IDE preferida.
 
 
 
====Apresentando o Lazarus e o FPC em uma Feira de Negócios====
 
O FPC e o Lazarus foram apresentados em um stand da [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Systems_2005  Systems 2005] e da [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Systems_2006  Systems 2006] em Munique. Baseados na experiência adquirida nessas feiras nós coletamos algumas [http://wiki.lazarus.freepascal.org/Preparing_a_booth_on_a_trade_show  informações] que serão usadas em futuras preparações de stands.
 
 
 
=Wiki Antiga=
 
Estas páginas estão sendo convertidas do formato da wiki antiga. A página referente à wiki antiga pode ser encontrada [http://lazarus-ccr.sourceforge.net/index.php?wiki=FrontPage aqui].<br>
 
Conteúdo original por [[User:VlxAdmin]].
 

Revision as of 17:43, 10 June 2013

Redirect to: